A Sabedoria

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis."

Como já sabemos, o rubi é umas das pedras mais caras e preciosas do mundo. Não acredito que Deus tenha nos comparado à eles por mera coincidência. Aliás, não creio que nada em sua palavra tenha sido escrito por acaso; há sempre algum mistério a ser revelado por trás de cada frase.
Ele podia ter nos comparado a esmeraldas, diamantes, ouro...  Mas porque o rubi?
Se lermos Provérbios desde o começo, podemos perceber que além de nós, há algo que Ele também compara a rubis. Veja:

Pv 3:15: "Bem aventurado o homem que acha sabedoria (...) porque mais preciosa é do que rubis, e tudo o que mais possas desejar não se compara à ela."

E ainda:

Pv 8:11 "Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela."

Rubis, mulheres e sabedoria estão relacionados na bíblia. Isso porque não dá pra ser a mulher virtuosa de Provérbios 31 sem dar ouvidos à sabedoria.

"A suprema sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas encruzilhadas, em que há tumultos, clama; às entradas das portas, na cidade, profere as suas palavras: Até quando, ó néscios, amareis a necedade..." Pv 1:20

As néscias, são aquelas que não dão ouvidos à voz da sabedoria. E mais ainda que isso, são as que amam ser assim.  Não procuram melhorar nem consertar seus erros. Não suportam ler a bíblia, ouvir um bom conselho, e adoram apontar erros. A sabedoria tem clamado a todo instante, em todos os lugares, entretanto elas continuam surdas à sua voz. As vezes elas até percebem o quanto tem sido ineptas, mas resolvem ignorar quando veem o quanto precisam mudar. O que é muito comum. Quando a mudança precisa ser grande, nós preferimos nem tentar.
   Todavia você pode escolher dar ouvidos a sabedoria. Não importa quanto tempo você tenha passado sem escutá-la, nunca é tarde para começar. Qualquer uma mulher pode ser sábia, mas é preciso tomar essa decisão, que poucas tomam. Quando fazemos essa escolha, não somos beneficiadas sozinhas, mas isso afeta de uma forma incrível à todos que nos cercam.

Provérbios 14 diz "A mulher sábia edifica sua casa." No dicionário, edificar significa "erguer, levantar, construir sobre algum fundamento". Quem edifica, edifica sobre alguma coisa. No livro de Mateus, Jesus nos ensina que podemos edificar uma casa somente de duas maneiras:

 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, correram rios, assopraram os ventos e combateram aquela casa, porém não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, correram rios, assopraram ventos, combateram aquela casa e ela caiu, e foi grande a sua queda." Mt 7:24-27

A rocha é Jesus. Davi disse: "O Senhor é minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio..."
Quando Jesus é o fundamento de nossas vidas, fica difícil desviarmos nossa atenção para outras coisas. Isso não significa que não teremos problemas, mas diante deles, agiremos de forma diferente. Constantemente vejo mulheres que não conseguem parar de focar nos defeitos de seus cônjuges. Só vivem reclamando, e como se isso não bastasse, elas esnobam seus maridos, e falam mal deles na frente de outras pessoas. Isso faz com que eles percam a confiança, e se sintam desrespeitados. Você é a defensora do seu esposo. Secretamente faça a sua queixa de forma sábia, mas publicamente defenda-o. Talvez você tenha um esposo não a defenda, e por isso você acaba fazendo o mesmo. Você pode continuar agindo da mesma forma na esperança de que algum dia ele resolva mudar, ou você muda e afeta os outros com essa mudança. Você só tem duas escolhas. "A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba." Você é a edificadora do seu lar, não seu esposo. Mas se sua vida não estiver edificada sobre a rocha, você não conseguirá, a casa cairá, e será grande a sua queda. Não é assim mesmo que acontece? Quando uma mãe anda triste ou estressada, ou um casal se divorcia por exemplo, toda a família sente e os filhos são terrivelmente afetados. Quando uma casa cai, não existe possibilidade de ser uma queda pequena. É sempre uma queda grande. Contudo se você quer ser a mulher sábia que edificou sobre a rocha, antes é preciso temer ao Senhor. 

Pv 9:10 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria."

Essa é a principal característica da mulher virtuosa. Ela teme ao Senhor. Temer é reverenciar, obedecer, é saber que Ele é Deus, e nós seus servos, não o contrário. Nós oramos pedindo pra Ele dirigir nossa vida, mas simplesmente não entregamos o volante à ele. É preciso confiar, deixar que Ele nos ensine.
Mas para temer ao Senhor, é preciso conhecê-lo. Como poderemos se submeter à alguém que não conhecemos? Como vamos saber como agradá-lo? Como em qualquer relacionamento, pra se ter confiança é preciso intimidade.
Como está sua vida espiritual? Você conversa com Deus? Você lê a bíblia? 
Não ache que estar na igreja é o suficiente. Você pode estar na igreja, e ainda assim não conhecer ao Senhor. As pessoas costumam usar esses argumentos: "Eu cresci na igreja" "Vou à igreja aos domingos" "Eu tive um encontro com Deus um dia, já sou salva." 
Você pode ter tido um encontro com Deus ontem, mas vai continuar precisando de salvação hoje. Todos os dias temos que buscar a salvação. É como um jogo que todo manhã reinicia do zero. Se você quer ter sabedoria, precisa temer ao Senhor, e se quer temer ao Senhor, precisa ter intimidade com ele. A palavra nos diz que "a mulher que teme ao Senhor será louvada". Quando nós temos um relacionamento íntimo com Deus, nós ganhamos um brilho diferente, e as pessoas a nossa volta percebem isso.

Pense um pouco nisso hoje:

O que tem atrapalhado seu relacionamento com Deus?
Quais as suas atitudes que não são sábias?
O que você pode fazer pra se livrar disso?

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment